terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Estão abertas as hostilidades!

Nascido em 79 os oitenta passaram por mim de forma muito vincada.

Contam os meus pais que a primeira musica que adorei e cantava horas afim ai com uns 2/3 anos foi dos police De Do Do Do De Da Da Da (cartuxo de 4 faixas, lembram-se?)

Ainda hoje me recordo em 85/86/87 de ver as minhas tias bé, suz e dé saírem para as célebres matinés ao som de culture club, ecco and the bunnymen, souxsie entre outros e de ficar com lagrima no canto do olho por ainda não ter idade para sair.

Finalmente chegando aos anos 90 tomei conhecimento a sério da musica que ainda hoje faz parte de 70% da minha discografia.

Nunca me hei-de esquecer dos primeiros acordes do lullaby dos cure , do lalala do cuts you up do peter murphy ou do your love dos outfield (quem não curtiu ao som desta?)

Apartir de 91 o monstro e o bichinho de querer ter sempre mais musica acordou. Começou com as K7 , continuou até hoje com os cds e pelo meio nasceu o amor pelo VINYL!

Finalmente estava eu entretido a pedir a pais, tios, avós etc cds de rock quando o meu tio e o meu pai começaram a fomentar aquele que seria o segundo amor musical o Jazz.

Sempre me pareceu muito dificil ouvir jazz. Musica muito desafinada, cada musico a tocar para o seu lado. Como alguem conseguia ouvir aquilo?

Até que me ofereceram os Cds Kind of Blue do Miles D. e o Koln Concert do Keith J.
Resultado final: não vivo sem jazz e já consegui evangelizar muitos para esta religião de que não se gosta mas que se aprende a gostar.

Em suma este blog não é nada mais do que um espaço para revelar influências, gostos,ideias,etc.

Desde já irei prometer sempre que possivel nomear os albuns da semana, factos e outros relativo aos temas.

Declaro então abertas as hostilidades!!!

3 comentários:

rita maria josefina disse...

Miles Davis esse grande senhor do jazz:) John Coltrane gostas? suponho qu sim.. gosto muito de jazz mas não conheço assim tanto como gostaria. vou vistar aqui o teu blog mais vezes para ver as sugestões.

zevieira disse...

seguem então algumas sugestões de grandes musicos de jazz:


Herbie Hancock( grande concerto no mês passado no coliseu)

Keith Jarrett( virtuoso do piano como poucos)

Brad Meldhau (pianista da nova vaga)

Coltrane (nada como um vintage bluetrane)

Christian Mcbride (puto novo no contrabaixo)

Ben Allison (ultimo grande musico de jazz que descobri)

Ali Farka Toure (guitarrista sublime do mali)

rita maria josefina disse...

eh obrigada zé! Keith Jarret muito bom sim. mas tens ai dois que não conheço.. vou investigar:) Christian Mcbride e Ben Allison..